sexta-feira, 21 de março de 2025

A FERRAMENTA DAS FERRAMENTAS...


A FERRAMENTA DAS FERRAMENTAS...
Por Neale Donald Walsch

Meus queridos amigos...

Em "O Que Deus Quer"(*), somos informados sobre "a Ferramenta das Ferramentas", um mecanismo de duas camadas para lidar com a vida que pode mudar tudo em sua experiência pessoal da noite para o dia.

(*)Nota Stela - "O Que Deus Quer - Uma resposta convincente à maior questão da humanidade" livro de Donald Walsch

A Ferramenta das Ferramentas é um processo de duas etapas que leva um indivíduo a um lugar de maestria. Tudo tem a ver com a forma como uma pessoa lida com seus sentimentos.

"O Que Deus Quer" nos diz que "O primeiro nível de maestria é decidir conscientemente como você escolhe se sentir sobre uma certa coisa. O segundo nível de maestria é decidir conscientemente como você escolhe expressar qualquer sentimento que esteja tendo, quer você tenha escolhido esse sentimento deliberadamente ou não."

O ponto que "O Que Deus Quer" busca enfatizar, talvez de forma mais contundente e explícita do que qualquer outro livro do "Conversando Com Deus", é que sentimentos e emoções são duas coisas completamente diferentes — e que ambas podem ser controladas.

Muitas pessoas — talvez a maioria — passam a vida acreditando e vivenciando que sentimentos são coisas que simplesmente vêm sobre elas. Eles são, basicamente, reações aos eventos ao nosso redor.

Na mente da maioria das pessoas, sentimentos e emoções são praticamente a mesma coisa. "O Que Deus Quer", no entanto, nos diz que um sentimento "é simplesmente um pensamento que você tem sobre algo".

Uma emoção, por outro lado, é "uma erupção, um surgimento, uma expressão desse pensamento de uma maneira particular".

As emoções tornam os pensamentos reais ao colocá-los em ação. As emoções são "sentimentos fora" na fisicalidade de uma ideia interna que existe apenas no não físico. A emoção é energia em movimento (e + movimento). É o que você faz com os sentimentos que tem.

Frequentemente "mostramos nossas emoções". Ou seja, o corpo faz coisas (pulamos de alegria!) que telegrafam ao mundo o que estamos sentindo.

Há uma diferença muito suave aqui, eu sei. Para mim, parece que uma "emoção" é o que nossa mente então diz ao corpo para fazer sobre o que sentimos. Nós "sentimos" uma coisa e então ficamos "todos emocionais". Ou seja, cheios de Energia em Movimento.

Sentimentos são sempre verdadeiros. Emoções podem às vezes enganar. Uma pessoa parada do outro lado da rua, observando outra pessoa chorar, não tem ideia do que está acontecendo.

Ela não sabe o que a segunda pessoa está sentindo (pode ser tristeza, alívio ou alegria), apenas que a segunda pessoa está sendo "muito emocional sobre isso".

Então. sentimentos são nossa verdade mais profunda. Emoções são as manifestações mentais e físicas de sentimentos depois que a mente termina com sua análise infinita (e rápida) deles.

A mente não sabe nada sobre sentimentos. Só o coração sabe. A mente acha que sabe, é claro, e então cria todo tipo de resposta. Algumas delas estão de fato de acordo com nossos verdadeiros sentimentos. Algumas não.

Em momentos de grande decisão e escolha em nossas vidas, seria benéfico para nós, portanto, ir fundo e olhar para nossos Verdadeiros Sentimentos. Nisso está nossa verdade - não em nossas Emoções.

Agora, a notícia maravilhosa aqui é que podemos ir além de simplesmente olhar para nossos verdadeiros sentimentos. Podemos decidir com antecedência o que queremos que eles sejam.

Isso é difícil para muitas pessoas acreditarem, mas é exatamente isso que os mestres fazem. É o primeiro nível de maestria.

"O Que Deus Quer" ressalta que há realmente muito poucas coisas que estamos vivenciando pela primeira vez. Muito poucas situações são realmente situações de primeira vez.

A maioria dos momentos em nossas vidas são repetições de momentos que já vivenciamos antes. O estudante astuto da vida vê isso — e entende o poder que isso nos dá.

Se não gostamos da maneira como reagimos da última vez que uma situação específica ocorreu, agora podemos decidir com antecedência como reagiremos da próxima vez que algo semelhante acontecer. Isso exige muita disciplina mental, mas pode ser feito.

Posso dar um exemplo? Tenho muita dificuldade com paciência na minha vida. Aparentemente, é uma lição que eu trouxe a mim mesmo para aprender nesta vida. E muitas vezes na minha vida, quando perdi a paciência, eu disse ou fiz coisas que eu desejaria, mais tarde, não ter dito ou feito.

Agora, aprendi a perceber quando estou perdendo a paciência. E tomei uma decisão antecipada de que, da próxima vez que perder a paciência, não vou agir como sempre agi antes. Isso é chamado, no sentido mais verdadeiro da palavra, de reagir. É uma reencenação do que fiz da última vez que estive neste lugar.

Decidir com antecedência como vou me sentir na próxima vez que começar a experimentar minha paciência sendo testada fez uma grande diferença para mim na minha vida.

Tenho um longo caminho a percorrer antes de poder anunciar que consegui, mas também quero me dar notas altas por fazer um progresso muito bom. E esse é apenas um pequeno exemplo do que quero dizer quando falo sobre escolher um sentimento com antecedência.

Agora, quando vejo uma situação surgindo que normalmente começaria a testar minha paciência, escolho deliberadamente me sentir em paz e calma. E em uma quantidade surpreendente de vezes, funciona!

O segundo passo para a maestria é aprender a controlar nossas emoções. Ou seja, a representação externa de tudo o que estamos sentindo. Aprendi a representar a raiva de uma forma muito melhor do que costumava fazer. Há coisas que simplesmente não escolho mais colocar na fisicalidade, mesmo que eu possa estar com raiva.

Aprender a "vir da escolha" na experiência e expressão de sentimentos e emoções é o material de que a maestria é feita. Espero que você tenha a chance de ler o capítulo em "O Que Deus Quer" que é dedicado a isso.

Porque agora é hora de todos nós fazermos nosso movimento em direção à maestria. Não podemos esperar muito mais. O mundo requer um novo nível de compreensão e expressão do que significa ser humano se quisermos encontrar paz e harmonia em nosso tempo.

Este é um momento crítico para nossa espécie, individual e coletivamente. Não podemos continuar a interagir uns com os outros e com o mundo como temos feito. Nossos comportamentos devem mudar — e o domínio de nossos sentimentos e emoções está no cerne desse desafio.

Com Amor Puro,

~ Neale

Formatação e tradução - DE CORAÇÃO A CORAÇÃO
http://www.decoracaoacoracao.blog.br/
http://stelalecocq.blogspot.com
https://lecocq.wordpress.com
Instagram - @blogdecoracaoacoracao
Informações e Agendamentos para Mesa Quântica Estelar, Mesa Pet, Mesa Quântica 2.0, Florais de Bach, Sistema Regenerador Ashtariano, Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional - lecocqmuller@gmail.com
E-book "Mensagens dos Mestres - De Coração a Coração" - https://mensagensdosmestres.blogspot.com/
https://www.cwg.org/
Respeite todos os créditos ao compartilhar


LUZ!
STELA


Nenhum comentário:

Postar um comentário