FLORAIS DE BACH
Edward Bach era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais.
Segundo Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde.
O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classifica essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada. Apesar disso, considerado o número de pessoas que dela se beneficiam, tem financiado estudos científicos para observação de seus efeitos.
As 38 essências florais descobertas por Bach tratam as pessoas e não as doenças, e cada floral corresponderá às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.
Por que o Rescue funciona?
O floral Rescue Remedy, fórmula mais conhecida de Bach, combina o uso concomitante das essências Star of Bethlehem (atua na cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais), Rock Rose (estimula a coragem para enfrentarmos momentos difíceis e melhora os sangramentos), Impatiens (promove a paciência e a calma para relaxar, até chegar o socorro), Clematis (para estar alerta e presente para ajudar na recuperação) e Cherry Plum (ter lucidez nos momentos difíceis). Esta foi a única combinação idealizada originariamente por Bach.
A indicação clássica pressupõe estados de sofrimentos agudos ou emergenciais (acidentes, estado de choque, desmaios, pânico, insônia, ansiedade) e sofrimentos antecipatórios (entrevistas, consultas ao dentista ou ginecologista, momentos cirúrgicos etc.), comuns à maioria das pessoas.
O Rescue também pode ser usado nos casos de sofrimentos crônicos, quando o doente necessita tomar vários remédios para tratar males físicos ou psiquiátricos. A função é suprimir os eventuais efeitos colaterais de medicamentos, além de ajudar no enfrentamento desse quadro clínico, dando força e energia.
Aqueles que se submetem à quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, podem fazer uso do floral logo após as sessões. Ele também possui propriedades cicatrizantes e é utilizado em cortes, lacerações, queimaduras, fraturas e no alívio da dor.
O objetivo da terapia dos Florais de Bach Originais é o equilíbrio das emoções do cliente. Ou seja, procura diminuir ou eliminar o estresse, depressão, pânico, desespero, sentimentos de culpa, cansaço físico ou mental, solidão, tristeza, indecisão, sensibilidade excessiva, ciúmes, ódio, mágoas, todos os tipos de medos, ansiedades e preocupações que uma pessoa esteja sofrendo.
O médico inglês, Dr. Edward Bach descobriu 38 florais, cada um deles para um estado emocional e mental específico e, ainda, uma combinação de cinco dos florais concebidos para situações difíceis e que exigem mais de nós, à qual chamou de Rescue.
Cêrca de 37 dos 38 florais baseiam-se em flores silvestres e flores de arvores individuais. A exceção é o Rock Water, que é preparado a partir da água de uma fonte natural com propriedades curativas.
Dr. Bach entendeu que a origem das doenças seria proveniente de sete defeitos: orgulho, crueldade, ódio, egoísmo, ignorância, instabilidade mental, cobiça e gula.
Apontou sete caminhos do equilíbrio emocional, que seriam: paz, esperança, alegria, fé, certeza, sabedoria e amor.
E o seu conceito de saúde seria: harmonia, integração, individualidade e integridade.'
O importante seria que a alma e a personalidade estivessem em perfeita sintonia através do equilíbrio emocional. As essências florais de Bach tratam a pessoa e não a doença; a causa e não o seu efeito.
Edward Bach chamava o floral Star of Bethlehem de “consolo para a alma” ou “alívio para a dor”. Aplique-o também no pescoço na região da glândula tireoide.
Como funcionam os Florais?
Os florais, tais como as outras formas de terapias naturais, exercem o seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou seus sintomas. Atuam especificamente no estado emocional da pessoa afetada.
Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, lombalgia, poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes. Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá estar impaciente com ela, por isso para cada caso serão recomendados florais diferentes.
O efeito de tomar os florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas, estimulando o potencial de auto-cura da pessoa e libertando o organismo, para lhe permitir ocupar-se plenamente da luta contra as doenças e o stress.
As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos florais. Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.
Os Florais têm efeito placebo?
Não, os florais são muito eficazes, tanto em animais, como em bebês, bem como em pessoas cépticas que os experimentam como último recurso. As plantas são também ajudadas pelos florais: os jardineiros descobriram, por exemplo, que a aplicação de Rescue, quando se muda as plantas de vaso, ajuda-as a florir.
Como os Florais atuam?
A doença é uma reação a interferências. Representa uma falha e uma infelicidade temporárias e isto ocorre, quando permitimos que outras pessoas interfiram no nosso plano de vida e implantam no nosso espírito dúvida, medo ou insegurança.
O Dr. Bach dividiu os 38 florais em sete grupos, representando os conflitos fundamentais que nos impedem de sermos verdadeiros para com nós mesmos:
- Grupo do Medo
- Grupo de Incerteza e Insegurança
- Grupo de Falta de Interesse no Presente
- Grupo da Solidão
- Grupo de Hipersensíveis às Influências e Ideias Externa
- Grupo do Desespero
- Grupo de Cuidado Excessivo com os Outros
- Rescue
Dentro destes grupos, cada floral cobre um aspecto específico da dificuldade em questão. Por exemplo, o medo pode assumir a forma de terror (requerendo Rock Rose), medos conhecidos do dia-a-dia (Mimulus), medo de perder a razão (Cherry Plum), medos inexplicáveis (Aspen) ou medos relacionados com outras pessoas (Red Chestnut).
5 razões para tomar os florais
1. Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.).
2. Não possuem contra indicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado.
3. Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada.
4. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional.
5. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Por fim, possuem custo acessível.
Nota Stela - alguns florais como Rescue e Star of Bethlehem podem ser encontrados prontos em lojas de produtos naturais, farmácias homeopáticas ou de manipulação. Pode-se colocar até 6 essências em um único frasco... nesses casos, é interessante fazer uma consulta para saber quais as essências mais apropriadas para casa caso.
LUZ!
STELA
obrigada, vou pesquisar como utilizar segundo minhas necessidades,atte sandra regina
ResponderExcluirEu sempre apreciei os florais de Bach. E traz um beneficio visivel quando se usa.
ResponderExcluir