quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A MODA DA IA


A MODA DA IA
O Grande IA-pocalipse ​​de 2024
Por Geoffrey Hoppe

(Apresentando melhorias literárias com IA!*)
Janeiro de 2024

No ano de 2024, prevejo uma mudança sísmica no mundo das tendências. Passe por torradas de abacate e smoothies de couve. Há um novo xerife na cidade e seu nome é IA. A Inteligência Artificial (IA) assumiu a tendência como a palavra da moda, o alfa e o ômega do descolado.

Nos últimos 100 anos, as palavras mais poderosas em publicidade têm sido os dois clássicos: “grátis” e “novo”. Hoje em dia, com um clique do mouse, eles são relegados aos becos, agora que a IA é o novo xerife da cidade. Afinal, quem precisa de “grátis” e “novo” quando você pode ter “aprimoramento de IA”?

A IA tornou-se a joia da coroa das tendências, a palavra da moda desde que "sem glúten", "artesanal" ou "antioxidante" chegaram à cidade. Mas, como acontece com qualquer tendência, sempre há um outro lado. Nesse caso, é um outro lado tão comicamente absurdo que até a própria Siri pode rir.

Bem-vindo à era da moda com IA , onde tudo, desde a torradeira até as meias e a escova de dentes, está recebendo uma atualização “inteligente”. Lavagem de IA significa o uso excessivo e abuso do termo IA em marketing, onde pouca ou nenhuma IA realmente existe.

Imagine isto: você entra em sua cafeteria favorita e, em vez do menu habitual, é saudado por um barista holográfico com um sorriso pixelado. “Bem-vindo à Quantum Brews, onde nosso café é preparado com precisão de IA”, exclama, como se sua dose matinal de cafeína precisasse de um toque algorítmico. Os grãos podem ser de origem ética, mas serão obtidos de forma ética por um robô senciente que coleta grãos de café?

O AI-pocalipse da IA ​​infiltrou-se em todos os aspectos das nossas vidas, desde o momento em que acordamos até ao momento em que deitamos a cabeça em almofadas melhoradas com IA. Mas a verdadeira surpresa está no mundo dos produtos banhados com IA – itens que possuem capacidades de inteligência artificial, mas são tão inteligentes quanto uma galinha de borracha em uma partida de xadrez contra o Deep Blue.

O fato é que realmente não é IA verdadeira; neste ponto, realmente não é. Claro, pode haver um pouco mais de poder de computação naquele novo aparelho que você acabou de comprar porque dizia que era aprimorado por IA, mas a verdadeira IA é mais do que adicionar um chip extra à sua lâmpada inteligente.

Tomemos por exemplo a nova escova de dentes elétrica da marca Oral-B que ganhei no Natal. Bem na frente da caixa, em letras brilhantes, está escrito “Escova de dentes recarregável Genius IA" Uau. Há dez anos, eu nunca imaginaria ter meus dentes escovados pela genial Inteligência Artificial.

Este limpador dental Oral-B veio com um aplicativo que me informa se estou escovando com muita suavidade ou força e monitora meu tempo total de escovação. Ele mostra a região da boca onde estou escovando no momento, embora eu pudesse descobrir isso sozinho. Eu marquei 90% durante meu teste de escovação. Mas a verdade é que não é a verdadeira IA. É apenas tecnologia de computação normal. Este é mais um exemplo de um banho de IA.

Vamos para a cozinha, onde a torradeira IA assumiu o centro das atenções, prometendo um nível de sofisticação de torradas que faria até o mais exigente conhecedor de pão chorar de alegria. Ela afirma analisar suas preferências de torradas, ajustando suas configurações com base no calendário lunar, na sua tolerância ao trigo e nas tendências atuais do mercado de ações.

Mas, apesar de todas as suas promessas de alta tecnologia, os usuários estão descobrindo que sua torradeira de IA tem uma tendência rebelde, queimando seus bagels matinais e aparecendo com a audácia de uma torradeira que acabou de ganhar na loteria. Quem diria que a inteligência artificial poderia ser tão… irritada?

Passando para o guarda-roupa, a indústria da moda declarou uma aquisição total da IA. As roupas alimentadas por IA se adaptam ao seu humor, ao ambiente e ao seu nível de transpiração. Imagine isto: você está vestindo uma camisa aprimorada por IA que deve mudar de cor com base no seu estado emocional. Infelizmente, sua camisa parece pensar que a emoção do dia é “confusa”, deixando você parecendo um teste de Rorschach ambulante.

Na cena do namoro, o romance foi substituído por algoritmos com a introdução do aplicativo Cupido IA. Este revolucionário serviço de marcar encontros afirma usar cálculos de última geração para encontrar o par perfeito.

Acho que os Shaumbra deveriam desenvolver um aplicativo de namoro aprimorado por IA. Poderíamos chamá-lo de DivineDataDate®. O usuário inseriria todas as suas informações, gostos e desgostos, histórico pessoal e fotos. Depois de horas de preparação do usuário, o algoritmo de IA giraria por alguns momentos para fazer parecer que estava fazendo sua data de dados de IA. Não importa o que acontecesse, a IA sempre encontraria a mesma alma gêmea perfeita: você! Dãããã.

Mas a mania do banho de IA não para por aí. Mesmo os nossos queridos animais de estimação não estão seguros. A coleira de cachorro aprimorada por IA, uma maravilha tecnológica que promete traduzir os latidos e gemidos do seu amigo peludo para a linguagem humana real. Os humanos estão comprando e os animais de estimação estão odiando.

Na realidade, esta coleira parece ter apenas três configurações: “necessidades urgentes de banheiro” e “me dê mais guloseimas” e “esfregue minha barriga”. Como amante de cães, quase encomendei 10 unidades. Um para Belle e os outros nove para humanos, que tenho dificuldade em entender.

Pronto para ir para a cama com IA? A empresa de móveis HEKA acaba de lançar o que eles chamam de primeiro colchão de IA do mundo, que pode reconhecer e se adaptar de forma autônoma às necessidades de quem dorme em tempo real. Esse bad boy custa entre US$ 10.000 e US$ 30.000.

A versão mais cara do colchão custa US$ 280.000 (!!). Mas é realmente IA ou um gancho de marketing engenhoso para fazer as pessoas pagarem 10 vezes mais do que um colchão normal que faz basicamente a mesma coisa? Eu estaria disposto a pagar muito dinheiro por um programa dos sonhos de IA que cria um ambiente de spa agradável, em vez de sonhar em ser perseguido por partes ruins da cidade ou em esquecer a combinação do meu armário do ensino médio.

Até mesmo o seu pub local está sujeito ao banho de IA. “The Beer Fingerprinting Project” é o mais recente projeto de pesquisa da Carlsberg que implanta sensores baseados em IA para detectar rapidamente sabores e aromas de cerveja. Essa tecnologia de sensor para determinação de sabor pode reduzir em até 30% o tempo necessário para inovar e desenvolver um novo sabor de cerveja. Mas é realmente IA ou apenas um belo artifício promocional para atrair bebedores entendidos de cerveja?

Estamos apenas vendo o início do IA-pocalipse da IA, o uso excessivo e o abuso do termo “IA” em quase todas as áreas de nossas vidas. Esse banho de IA está entrando na indústria de cosméticos com análise de pele “IA”, em seu armário com aspiradores de pó robóticos que conhecem toda a sua sujeira e em sua sala de estar com ajuda de programação assistida por IA que informa que tipo de programas e filmes para assistir com base em algum algoritmo obscuro.

Agora, enquanto todos desfrutamos deste circo da IA, é essencial lembrar que há um lado mais sério na ascensão da inteligência artificial. Além da hilaridade das torradeiras de IA e das camisas de humor, existe uma verdade profunda: a IA não é apenas uma palavra da moda ou uma tendência. É uma fronteira tecnológica que irá remodelar o nosso mundo de uma forma que nem sequer podemos imaginar.

À medida que nos deleitamos com o humor da moda da IA, é crucial reconhecer que esta tendência é, em muitos aspectos, uma distração. A verdadeira conversa que deveríamos ter não é sobre as desventuras cómicas dos dispositivos melhorados com IA, mas sobre as implicações éticas, as preocupações com a privacidade e as ameaças potenciais que a verdadeira inteligência artificial representa para a humanidade.

Enquanto estamos ocupados rindo de nossas comédias escritas sobre IA, os especialistas estão silenciosamente alertando sobre a necessidade de regulamentações robustas, diretrizes éticas e discussões ponderadas em torno do desenvolvimento e implantação da inteligência artificial.

O verdadeiro problema em questão não é o comportamento peculiar das torradeiras de IA; é responsabilidade que temos como sociedade garantir que a IA seja canalizada para ser uma ajuda na vida quotidiana do planeta, e não para se tornar uma força incontrolável/ingovernável.

Nas próximas décadas, enfrentaremos desafios e oportunidades que vão muito além do domínio da moda da IA. Os benefícios potenciais da IA ​​são vastos – desde avanços médicos até à resolução de desafios globais complexos. No entanto, com grande poder vem uma grande responsabilidade. É hora de mudarmos nosso foco do lado humorístico da IA ​​para as questões reais que exigem nossa atenção.

Assim, enquanto rimos das palhaçadas dos nossos aplicativos melhorados pela IA e nos deleitamos com o absurdo da tendência da moda da IA, não esqueçamos que o verdadeiro desafio da IA ​​está por vir.

É hora de abraçar as possibilidades da IA ​​e, ao mesmo tempo, garantir que navegamos neste admirável mundo novo com a sabedoria e a visão que ele exige. O futuro pode ser chique em termos de IA, mas cabe a nós garantir que também seja ético, responsável e verdadeiramente transformador para o desenvolvimento mais seguro da humanidade.

É aí que a nossa luz entra em ação. Como Adamus aponta com tanta ousadia, a única coisa que garantirá que a IA seja usada para melhorar o mundo é a luz da nossa consciência. Esta luz é a nossa própria forma de IA – Inspiração Angélica.

~ Geoffrey

* Só para rir um pouco, publiquei meu primeiro rascunho deste artigo por meio do ChatGPT. Fiquei chateado! A estúpida IA ​​escreveu meu artigo melhor do que eu, então joguei a maior parte fora. 😉

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LUZ!
STELA


Um comentário:

  1. Kkkkkkkk nada como ter humor ......claro confie mais nos próprios textos, que sempre amo ler!!
    Acompanho sempre Geoffrey e a série Adamus! Sempre espero ansiosa para ler os próximos....
    Gratidão

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