TIPOS DE SOFRIMENTO DO ABANDONO
Nós, seres humanos, vivemos unindo-nos emocionalmente a pessoas que, quando nos abandonam, causam um luto muito doloroso. O luto é um sentimento de dor, um sentimento que surge quando uma pessoa se vai e em nós, começa uma batalha de "eu quero mas não posso".
"Qualquer perda do passado não curada se transforma em um peso que impede de voar sozinho, avançando." ~ Bernardo Stamateas
A REALIDADE DA PERDA
Quando somos dominados por uma perda profunda, percebemos que é muito difícil sair disso. Para começar, teremos que enfrentar essa batalha interna: uma parte aceita a perda, mas a outra se recusa a aceitá-la.
É algo natural, algo que precisamos entender- os altos e baixos são uma das características do luto. Há coisas que o movem à frente e outras que o deixam estagnado. O importante é o seu progresso de um ponto de vista geral.
"Não confunda sofrimento e amor, nem supere a dor e o esquecimento ..." ~ Margarita Rojas
Agora que você sabe o que é dor, é necessário conhecer os diferentes tipos de pesar/luto. Sabendo que isso permitirá analisá-lo, se você estiver passando por um momento difícil, ou no futuro você tiver que enfrentar um luto ou se um de seus parentes viver isso. Desta forma, você entenderá melhor o que está acontecendo, aceitará e irá além dele.
1. LUTO PATOLÓGICO
No luto patológico, a aceitação desta perda nunca chega realmente. Apenas a negação ocorre. Na mente da pessoa que sofre, começam mecanismos que protegem essa realidade que dói tanto. É como se a pessoa tivesse criado uma espécie de chão fantasma sobre o qual caminhar na beira do abismo, sem enfrentar a queda, mas sem poder retornar ao continente.
"Um apoiador não faz cancelar as perdas." ~ Bernardo Stamateas
Na mente da pessoa, frases como "aqui nada aconteceu", "nada mudou" etc. aparecem. A dor toma conta dela, mas pouco a pouco ela se torna uma chuva que perfura os ossos.
2. A NEGAÇÃO DO LUTO
Parece semelhante ao luto psicológico, mas não tem nada a ver. Na negação do luto, a pessoa triste não consegue expressar o que sente, o que provoca uma dor intensa nela. Engolir, reprimir nunca foi bom. Às vezes, o choro pode nos libertar de tudo que nos fere.
"Não se permitir sentir o que realmente acontece acabará prejudicando seu corpo e alma." ~ Bernardo Stamateas
Esse tipo de pesar surge em pessoas que consideram que chorar ou sofrer as deixará frágeis diante dos outros. É por isso que elas guardam tudo para si ... até que não conseguem e explodem de uma forma totalmente imprevisível e incontrolável.
3. LUTO INTENSIFICADO
No luto intensificado, o sofredor rende-se a ele sem reprimir absolutamente nada - pode chorar, gritar, expressar sua raiva ... Pode considerar que é bom, mas tal expressão de dor, que pode ser experimentada de um modo talvez mais profundo, frequentemente causa depressão.
NÓS NÃO QUEBRAMOS PORQUE CAÍMOS, CAÍMOS PORQUE SOMOS FEITOS DE PEÇAS.
É bom expressar o que você sente, mas escolhendo o caminho. Tampouco devemos só entrar na dor, como um meio de expiação de culpa.
4. LUTO AMBÍGUO
O luto ambíguo está presente no caso de desaparecimentos, abduzidos, etc.
É um tipo de luto que também é conhecido como "luto congelado", porque a pessoa sempre tem a esperança de receber notícias. A sensação de não entender o que está acontecendo e de não saber nada, faz com que seja talvez o pior tipo de pesar que você pode sofrer até você saber algo ...
"Não importa quanta tristeza experimentemos, aprendemos que a dor não é um estado, mas um processo – até nos reconciliarmos com a vida " ~ Bernardo Stamateas
Ninguém está a salvo do luto. É algo que todos nós passamos em um ponto da nossa vida. O luto é uma situação dolorosa, mas também de superação.
Conhecer essas perdas ajudará você a entender melhor o que está acontecendo com você e a abrir os olhos para um futuro cheio de esperança. É normal sofrer, mas todas as tempestades finalmente passam ... e você, se desejar, irá para a frente novamente.
Compartilhe com Ética mantendo todos os créditos
Formatação - DE CORAÇÃO A CORAÇÃO
https://www.decoracaoacoracao.blog.br/
https://lecocq.wordpress.com
https://nospensees.fr/4-types-de-deuils-dont-souffrons/
Tradução - Vilma Capuano - vilmacapuano@yahoo.com.br
Grata Vilma!
LUZ!
STELA
Nenhum comentário:
Postar um comentário