terça-feira, 27 de janeiro de 2026

O SEGREDO DA AÇÃO SEM ESFORÇO


O SEGREDO DA AÇÃO SEM ESFORÇO
Por Owen Waters
26 de Janeiro de 2026

O antigo filósofo Lao-Tsé proferiu ensinamentos concebidos para confundir a mente consciente. A ideia era que, quando a mente consciente se cansasse e se afastasse, o buscador poderia descobrir as verdades mais profundas em seu interior.

A ele é atribuída a obra de 2.500 anos, o Tao Te Ching, repleta de aparentes contradições ou paradoxos. Por exemplo, ele se refere ao Tao (o "Dow") como aquilo que é tudo e, ao mesmo tempo, nada.

O que ele quer dizer é que o Tao – o Absoluto, o Ser, ou o Ser Infinito – é a consciência transcendente que está por trás de toda manifestação. Não é a manifestação ativa do universo criado, mas a consciência original que o sustenta.

É aquilo que, em silêncio e perfeição imutável, sempre foi e sempre será. E, no entanto, segundo o paradoxo, toda a manifestação provém dele (através do aspecto Criador que o Ser Infinito formou de Si mesmo) e, portanto, é ele. A consciência silenciosa do Ser Infinito é a consciência fundamental que permeia toda a Criação.

Da mesma forma, ele usa o paradoxo para promover a filosofia do Wu Wei (“Caminho Woo”) como o caminho da “ação sem ação”. Parece impossível? Essa é a intenção. Ele queria que as pessoas abandonassem a busca por um sentido lógico e, em vez disso, buscassem em seu interior a verdade por trás do paradoxo.

O princípio do Wu Wei significa, na verdade, ação sem esforço. O segredo para alcançar a ação sem esforço é perceber que existe um fluxo natural de influências atuando em todas as partes do universo. Você sente o fluxo natural do momento e age dentro desse fluxo.

Se o momento não for propício para um determinado tipo de ação, a pessoa sintonizada adia a tarefa. Quando ela sente que o momento certo chegou, então age e realiza a tarefa com facilidade.

Também pode significar não forçar uma situação a ser o que ela não é. Se uma situação surgir que está além do seu controle, tirar o melhor proveito dela costuma ser a solução mais elegante.

O ditado "Se você não conseguir na primeira vez, tente, tente novamente" é atribuído ao rei escocês do século XIV, Robert the Bruce.

Segundo a lenda, ele certa vez se refugiou em uma caverna, onde observou uma aranha tentando tecer sua teia. Ela falhou diversas vezes ao tentar conectar uma parte do teto da caverna à outra, mas a cada tentativa recomeçava até finalmente conseguir.

Hoje em dia, as pessoas interpretam esse ditado como a necessidade de persistir e tentar com mais afinco até superar todos os obstáculos e, eventualmente, alcançar o objetivo pela força de vontade.

A abordagem Wu Wei para a vida é justamente o oposto. Ela sugere que, se você não obtiver sucesso na primeira tentativa, há uma razão para isso.

Significa que você não está agindo em harmonia com o fluxo natural de energia naquele lugar e momento, e pode também significar que você precisa descobrir uma solução mais adequada.

Primeiro, respire fundo, relaxe e afaste-se da situação. Depois disso, você poderá avaliá-la objetivamente e em equilíbrio.

Então:

A) Decida se você está tentando forçar a existência de algo que não deveria existir, ou...

B) Busque uma solução melhor para atingir seu objetivo, e/ou...

C) Aguarde até que seu senso inato de tempo lhe pareça oportuno.

Um dos benefícios da consciência espiritual que está emergindo na Nova Realidade é a capacidade de sentir o fluxo natural das influências universais e saber quando é o momento certo para certos tipos de ação.

~ Owen

Formatação - Blog De Coração a Coração
http://www.decoracaoacoracao.blog.br/
http://stelalecocq.blogspot.com
https://lecocq.wordpress.com
Instagram - @blogdecoracaoacoracao
Informações e Agendamentos para Mesa Quântica Estelar, Mesa Pet, Mesa Quântica 2.0, Florais de Bach, Sistema Regenerador Ashtariano, Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional - lecocqmuller@gmail.com
E-book "Mensagens dos Mestres - De Coração a Coração" - https://mensagensdosmestres.blogspot.com/
https://infinitebeing.com
Tradução: Regina Drumond - reginamadrumond@yahoo.com.br
Respeite todos os créditos ao compartilhar


LUZ!
STELA


Um comentário:

  1. Não sei concordo com isso, penso que de acordo com essa filosofia eu deveria então parar de agir em direção aos meus objetivos? Falo isso pois minha vida tem sido uma luta atrás da outra desde que me decidi ser autêntica comigo mesma e perseguir meus sonhos, sou uma artista, sou chefe de uma família, sozinha e tudo o que faço vai contra a lógica, minhas condições matérias não apoiam o meu caminho, em Janeiro por exemplo, só consegui cumprir minha agenda de shows emprestando carros de pessoas da família ou " dando um jeito" que geralmente nunca é fácil, pq apesar de ter feito o motor do carro ele acabou parando por outro motivo , enfrento muitos desafios, tenho obstáculos quase diariamente,isso quer dizer que devo abandonar tudo??Eu já fui de acreditar em esperar o momento certo para agir e nada aconteceu por anos e agora mesmo nadando contra a maré ainda estou melhor que antes, quando eu só esperava o momento certo, ultimamente nem sei mais em que acredito, só vou...

    ResponderExcluir