segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

REFLEXÕES ACERCA DA PROSPERIDADE E DA ABUNDÂNCIA - PARTE III


REFLEXÕES ACERCA DA PROSPERIDADE 
E DA ABUNDÂNCIA
PARTE III
Por Marcelo Dalla


Olá, amigos!

Este é o terceiro de uma série de posts com reflexões acerca da ABUNDÂNCIA e da PROSPERIDADE. São o resultado de anos de pesquisa, de diversas fontes e autores. A primeira parte está aqui, a segunda parte está aqui. Creio que pode ser muito útil para quem se predispuser a ler, assim como tem sido pra mim. Considero oportuno compartilhá-lo nesta época do ano, pra que possamos começar um novo ano com metas e pensamentos prósperos. Vale lembrar que somos livres, sintam-se à vontade para concordar com as ideias expostas aqui ou não.

Vamos ao texto:

DETERMINAÇÃO

Somos livres, o livre-arbítrio é nosso direito mais sagrado. Não temos o direito de aplicar rituais, forças de pensamento, nossa força de vontade ou mesmo o poder físico para influenciar o caminho de outras pessoas. Tentar coagir outros homens e mulheres a fim de induzi-los a fazer o que nós desejamos é agir contra as leis da natureza.

Pessoas compelidas pela força física a fazer coisas para nós serão reduzidas a escravas. Compeli-las por meios mentais é exatamente a mesma coisa. A única diferença está nos métodos. Tomar as coisas das pessoas pela força física é roubo, tomá-las pela força mental é roubo também. Não há diferença.

Não há a mínima necessidade de fazer isso. O Universo é amoroso, não precisamos usar nossa força de vontade para fazer o sol nascer, por exemplo. Para prosperarmos, precisamos aprender a usar nossa força de vontade somente em nós mesmos. Ao saber o que pensar e o que fazer, podemos usar a força de vontade para pensar e fazer as coisas certas.

Quanto mais constantes e contínuos forem o foco, a fé e a determinação, mais impressões POSITIVAS enviamos. A imagem de nossos desejos, combinadas com à fé e o propósito, é captada pelo Universo. Quando esta impressão é espalhada, todas as coisas se movem para a sua realização, de forma fluida e natural.

Dúvida, ansiedade ou descrença desencadeiam um movimento contrário. Cada momento perdido com dúvidas, medos e preocupações, cada momento em que somos tomados pela descrença, pode gerar uma corrente contrária. É a falta de compreensão disso que faz a maioria de pessoas falhar.

Já que acreditar é tão importante, é preciso vigiar nossos pensamentos e crenças. É uma prática constante e diária. Como nossa opinião é formada por coisas que observamos, é importante vigiar com cuidado para onde vai nossa atenção. Somos nós que determinamos em que coisas prestar atenção.

Onde está o foco, no problema ou na solução?
As coisas não são criadas se pensarmos em seus opostos.

Não se pode alcançar a saúde pensando na doença ou lutando contra a doença e sim focando na cura, se identificando com ela. A paz não pode ser promovida estudando ou pensando na violência e ninguém prospera pensando na pobreza. Eu não digo que devemos ser desumanos e cruéis, que nos recusemos a ouvir o grito da miséria. Apenas devemos fazer nosso melhor e focar nas soluções.

Falar repetidamente dos problemas financeiros do passado, da pobreza dos pais ou das dificuldades de sua vida é também focar no problema.

Sintam-se livre para concordar ou não, mas pessoalmente prefiro evitar qualquer coisa que encha minha mente com as imagens sombrias do sofrimento, da violência e da necessidade. O que diminui os problemas não é guardar os retratos dos problemas na mente, mas cultivar os retratos da prosperidade, abundância, e possibilidades de soluções.

As pessoas necessitam muito mais de estímulo, educação e inspiração do que de caridade. 

A caridade lhes propicia somente o pão para mantê-los vivos em sua miséria.
Mas a inspiração pode fazer com que saiam de sua miséria.

Se você quiser ajudar os pobres, mostre-lhes que podem prosperar. Prove, prosperando você mesmo. Toda pessoa que fica rica pela competição derruba a escada pela qual subiu. E derruba os outros, mas cada pessoa que prospera pela criação, abre caminho para que outros o sigam e os inspira a fazerem isso também.

FORTALECENDO A FORÇA DE VONTADE

A humanidade não está involuindo.
Tudo no Universo caminha para a evolução.

O que está decadente são os velhos modelos, as velhas instituições, o sistema financeiro baseado na competição, o sistema educacional que não favorece a criatividade, a mídia manipuladora. Vivemos um momento na humanidade de grandes mudanças. Cresce a LUZ e o que está sujo, podre e desgastado pode ser visto com mais clareza.

É verdade, pode haver muitas coisas existentes em circunstâncias que são desagradáveis, mas pra quê observá-las se estão passando, e quando o estudo delas tende somente a retardar sua passagem e a reforçá-las?

Por que dar tempo e atenção às coisas que estão sendo eliminadas pelo crescimento evolucionário, quando você pode apressar sua remoção promovendo o crescimento evolucionário, fazendo sua parte nele?

Este é nosso propósito aqui: focar na PROSPERIDADE e na ABUNDÂNCIA. 

É um convite para que todos procuremos juntos pelo caminho da saída.
É o alvo mais nobre que podemos ter na vida, porque inclui todo o resto.

No plano competitivo, o esforço para enriquecer é uma grande luta para conseguir poder sobre os outros, mas quando nós aderimos à mente criativa, tudo muda. Algumas pessoas permanecem na pobreza porque ignoram essas possibilidades. A expansão da consciência pode mostrar o caminho.

Um exemplo prático vale mais que mil teorias. A melhor coisa podemos fazer pelo mundo inteiro é dar o melhor de nós mesmos. Buscar informações, estudos e leituras edificantes também reforça nossa força de vontade, nossa fé e traz inspiração. Ler comentários mais otimistas das notícias - aqueles em harmonia com a imagem que desejamos cultivar.

PENSAMENTO + EMOÇÕES + MOMENTO PRESENTE

O pensamento ligado às emoções que os acompanham geram um grande poder criativo.
São a força motriz que faz o poder criativo agir.
A força que coloca a energia em ação.

Não devemos somente pensar, mas nossas emoções e ações devem complementar nosso pensamento. Nossas atividades pessoais devem nos possibilitar receber o que queremos. Nossa carteira não será transformada numa bolsa mágica que esteja sempre cheia de dinheiro sem esforço da nossa parte, isso é óbvio.

Podemos agir AGORA. 
Colocar nossa mente totalmente na ação presente, livres de pré-ocupações. 

Não devemos nos incomodar com o trabalho de ontem, se foi bem feito ou mal feito. Podemos fazer o melhor no trabalho de hoje. Não podemos tentar, por meios ocultos ou místicos, agir sobre as pessoas ou coisas que estão fora de nosso alcance. Podemos agir no ambiente que estamos agora, para torná-lo um ambiente melhor.

Agir com nosso coração, com nossas emoções e com nossa mente. Caso esteja comprometido com algum trabalho e sente que não é o certo para você, não desanime nem se lamente porque se sente deslocado. Ninguém está assim tão deslocado que não possa encontrar o lugar certo, e ninguém está assim tão envolvido com o negócio errado que não possa entrar no negócio certo.

Podemos nos visualizar no negócio certo, com o propósito de entrar nele, junto com a fé de que entraremos nele. Mas podemos também AGIR em nosso negócio atual. Utilizar nosso negócio atual como um meio de conseguir um melhor. Usar nosso ambiente atual como um meio para começar um melhor.

Só podemos prosperar nos destacando em nosso lugar atual.

E ninguém se destaca em seu lugar atual quando deixa por fazer algum trabalho pertinente a esse lugar. No mundo prosperam somente aqueles que preenchem seus papéis onde quer que se encontrem.

Aqueles que não ocupam eficazmente seus lugares atuais são um peso morto para a sociedade, o governo, o comércio e a indústria. Precisam ser carregados pelos outros, a um alto custo. O progresso do mundo é retardado por aqueles que não preenchem os lugares que mantém. Pertencem a uma era antiga e sua tendência é a degeneração.

Nenhuma sociedade pode prosperar se todos são menores que seus lugares.

No mundo animal, a evolução é causada pelo excesso de vida. Quando um organismo tem mais vida do que pode expressar nas funções de seu próprio plano, desenvolve os órgãos de um plano mais elevado e uma espécie nova é originada. Não haveria novas espécies se estes organismos não tivessem ocupado eficientemente seus lugares.

A lei é exatamente a mesma para nós: nossa prosperidade depende de aplicar este princípio a nossos próprios negócios.

Cada dia pode ser um dia bem sucedido. Mas aqui o equilíbrio também é importante. É preciso cuidado para não acumular compromissos demais, no esforço de fazer o maior número possível de coisas no menor tempo possível.

Não é realmente o número de coisas que fazemos, mas a EFICIÊNCIA e a QUALIDADE de cada ação separada que conta.

Cada ato é, em si, um sucesso ou um fracasso. Quanto mais coisas fizermos, pior para nós - se todos os nossos atos forem ineficientes. Por outro lado, cada ato eficiente é um sucesso. E se cada ato de nossas vidas forem eficientes, nossa vida inteira deverá ser um sucesso.

A questão é, portanto, saber se somos capazes de realizar em cada ato separado um sucesso nele mesmo. Cada ação bem sucedida é cumulativa em seus resultados. Quando uma pessoa começa a mudar para ter uma vida próspera, mais coisas atrai para si e a influência de suas intenções se multiplica.

UM POUCO MAIS SOBRE AS CRENÇAS LIMITANTES

Vocês já pararam pra pensar nas crenças limitantes que repetimos, muitas vezes sem querer, dia após dia? Já repararam nos amigos, familiares, nas pessoas à nossa volta que se sabotam com esses decretos negativos praticamente o tempo todo?

Segue alguns exemplos:

- Como sou desastrado(a)!
- Tô pobre.
- A vida tá difícil.
- Dinheiro não cai do céu, nem nasce em árvore.
- Quem sou eu? Pobre de mim...
- Não mereço tanta coisa boa!
- É bom demais pra ser verdade.
- Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece.
- Desgraça pouca é bobagem.
- Só comigo que acontecem essas coisas. Deve ser urucubaca.
- Não tenho sorte.
- Tenho medo do que pode acontecer.
- Vou tentar, mas não sei se vou conseguir.
- Isso é muito complicado pra mim.
- Sou feio(a).
- Tô velho(a).
- Sou tímido(a) e inseguro(a).
- Tem coisa que não dá pra perdoar.
- Estou pagando meus pecados.
- Quando tudo vai bem, algo dá errado.
- O mar não tá pra peixe.
- Vivo preocupado.
- Só os pobres herdarão o Reino do Céu.

E por aí vai...

Quem é que já não repetiu uma dessas frases, ou alguma parecida? Estas são as que a gente diz. Muitas foram incutidas em nosso inconsciente pelos nossos pais, por crenças religiosas distorcidas, por professores... outras estão enraizadas lá no fundo e a gente demora pra se dar conta delas.

É importante citar o trabalho de Louise Hay. Pra quem ainda não a conhece, Louise é pioneira a propor a reprogramação mental como ferramenta de cura. Lançou vários livros de auto-ajuda e é considerada a fundadora deste tipo de literatura. Seu livro mais conhecido é "Você pode Curar sua Vida" (Ed. Best Seller, encontrei um link para download em PDF aqui).

A proposta é promover uma verdadeira alquimia mental. Criar mantras e afirmações positivas, memorizar algumas já prontas, repetir, repetir, repetir, repetir, até ficar "gravado no disco rígido".

Pensamentos são ímãs! 

Gosto de trabalhar também com as afirmações em estados meditativos. Nestes momentos elas são mais eficazes: quando a mente está serena e o inconsciente mais aberto para receber estas sementinhas...

Quem quiser, pode escolher afirmações para:

- abundância e prosperidade aqui e aqui
- afirmações de gratidão aqui
- afirmações para criatividade aqui

Basta escolher algumas e praticar.

Aproveito e compartilho também um excelente documentário sobre a vida de Louise Hay. Grande fonte de inspiração pra milhões de pessoas, inclusive pra mim. Amanhã continuaremos o estudo.

Sejamos felizes!!!


LINK YOUTUBE


http://stelalecocq.blogspot.com/2013/12/reflexoes-acerca-da-prosperidade-e-da_30.html
Fonte: Dalla Blog

LUZ!
STELA

2 comentários:

  1. Oi Marcelo! Parabéns e grato pelo conteúdo. Não estou achando a parte II. O link leva para a parte I. Qual o link da parte II? Grato. Abc. Fred

    ResponderExcluir
  2. Oi Fred,

    O link estava errado mesmo... ja consertei :)

    Grata!!

    Stela

    ResponderExcluir