domingo, 27 de outubro de 2013

UM MANIFESTO PRÓ COMPAIXÃO


UM MANIFESTO PRÓ COMPAIXÃO
Joan Halifax



A compaixão, uma das mais preciosas mensagens carregada por Buda e seus discípulos, é o tema dessa palestra forte e engajada da monja zen-budista Joan Halifax, fundadora do Upaya Zen Center de New Mexico (EUA), no TED Talk – “Compaixão e o verdadeiro significado da empatia”.

Citando o Mahabaratha, invocando Avalokiteshvara (o arquétipo budista da compaixão), e parafraseando o Dalai Lama, que diz que “amor e compaixão são necessidades e não artigos de luxo”, Joan faz um verdadeiro manifesto pela compaixão.

Fala da sua experiência de mais de 40 anos com pacientes terminais e das suas conclusões a respeito da natureza do sofrimento, de como o ser humano é naturalmente compassivo, mas que cada vez menos possui condições de exercê-la, por causa da epidemia do medo, da indignação moral e da pena, que “paralisa nossa capacidade de compaixão“.

O vídeo segue na íntegra abaixo (13min19seg), com legendas em português feitas pela TED Translator Community.


“(…) Quando trabalhei no sistema prisional, isto ficou claro para mim: que muitos de nós nesta sala, e quase todos os homens com quem trabalhei no corredor da morte, as sementes de sua própria compaixão nunca foram regadas. Na verdade essa compaixão é uma qualidade humana inerente. Está lá, dentro de cada ser humano. Mas as condições para que a compaixão seja ativada, seja despertada, são condições específicas.” ~ Joan Halifax





LINK DO VÍDEO


http://stelalecocq.blogspot.com/2013/10/um-manifesto-pro-compaixao.html
Fonte: Dharmalog
Grata Thais Marzagão!

LUZ!
STELA

Nenhum comentário:

Postar um comentário